FAQ

 
  • 1. O que é Smart Card?

    Smart card é um cartão que geralmente assemelha-se em forma e tamanho a um cartão de crédito convencional de plástico com tarja magnética. Além de ser usado em cartões bancários e de identificação pessoal, é encontrado também nos celulares GSM (o "chip" localizado normalmente atrás da bateria). A grande diferença é que ele possui capacidade de processamento pois embute um microprocessador e memória (que armazena vários tipos de informação na forma eletrônica), ambos com sofisticados mecanismos de segurança. É cada vez maior o número de cartões de crédito que utilizam a tecnologia.

  • 2. Leitor CCV - Ajuste data e hora do leitor.

    - Colete os logs do leitor com um cartão de coleta de logs;

    - Digite a senha para acessar o menu de configurações (a senha é: aperte o botão OK e em seguida os números 1643 rapidamente);

    - No display do CCV aparecerá mensagem de “Coleta Forçada”, em seguida aperte o botão F3 por duas vezes até aparecer a opção “Ajuste data e hora” e clique no botão OK;

    - Entrando no menu data e hora o leitor vai habilitar para você acertar primeiro a data dele, assim que concluído aperte o botão OK que ele vai habilitar para você ajustar a hora em seguida aperte o botão OK para concluir;

    - Após ele apresentar mensagem de que foi salva a configuração com sucesso, aperte o botão CANC para sair do menu de ajuste.

  • 3. Leitor CCV - Ajuste data do cartão Smart Card

    O procedimento para ajustar a data do cartão quando ele se perder mais para frente ou mais para tras da data vigente é feito somente aqui na Planeta Informática. 

    O cliente deve entrar em contato com o Comercial para informar a quantidade de cartões e para verificar se este processo vai gerar custos ou não, em seguida o comercial informa o suporte que realiza o procedimento e devolve o cartão para o cliente. 

  • 4. Leitor CCV - Recarga mensal não caiu na virada do mês. O que aconteceu? O que fazer?

    A recarga do cartão só acontece após o CCV verificar a data gravada nele (leitor) e depois comparar com a data gravada no cartão. Através dessas duas datas ele vê se tem alguma recarga programada e carrega o cartão do usuário.

    Se o cliente comprou o cartão e quer usar no mesmo mês da compra para recarga mensal deve informar o comercial que vai usar o cartão com recarga mensal já no mesmo mês da compra e peça para que grave a data do cartão com o mês passado já no ato da compra porque senão gravamos com o mês atual e o cartão só recarrega na virada do próximo mês.

  • 5. Leitor CCV - Porque aparece mensagem “Maquina Ocupada” no CCV quando uso em uma maquina com o protocolo PULSADO?

    Nas configurações do VM Manager existem dois tipos de configurações para maquinas pulsada nomeadas como nível de inhibit que pode ser Nível 0 ou Nível 1. Cada maquina trabalha com um dos dois níveis ticados, porém se você configurar com o nível errado ela dá mensagem de maquina ocupada.

    Para corrigir essa mensagem é só alterar o nível no VM Manager e passar o cartão de configuração novamente no CCV. Ou seja, se estiver com o nível 1 ticado e esta apresentando mensagem de maquina ocupada mude para nível 0 e vice versa. 

  • 6. Leitor CCV - Leitor com mensagem “Leitor Inoperante”.

     O leitor sai da Planeta com a versão de software instalada nele porém a configuração de cada CCV é feita pelo próprio usuário com o treinamento que a Planeta lhe oferece. A mensagem “Leitor Inoperante” aparece, pois o mesmo chega ao cliente sem nenhuma configuração e só após configurar que ele entra em funcionamento.

    Isso acontece também quando a Planeta disponibiliza uma versão nova para atualização do sistema no CCV e após passar no leitor ele zera as configurações e você precisa passar a configuração novamente.

  • 7. Leitor CCV - Pré requisitos para uso do Sistema Online.

     - Leitor precisa ser modelo CCV760 ou CCV700 (se você tiver um leitor CCV600 é necessário fazer upgrade para um dos dois modelos mencionados acima);

    - É necessário adquirir a licença online do seu leitor junto com o comercial, em seguida o responsável por liberar encaminha a solicitação para o suporte que envia por e-mail a licença para que o usuário importe no seu VM Manager (lembrando que sem essa licença o sistema não funciona);

    - A empresa precisa liberar os acessos as seguintes portas: 80, 9080, 3050 e 9081.

    - A empresa precisa liberar também os acessos aos seguintes IPs: Address: 200.98.171.195 e Address: 177.139.216.176.

  • 8. Leitor CCV - Consigo usar o Sistema Online com GPRS ou WIFI?

     É possível, porém você precisa de um roteador e um adaptador 3/4G.

    - Para usar o sistema com o WIFI você precisa apenas do roteador, ele vai funcionar como um repetidor de sinal. Você deve configurar ele para pegar o sinal Wifi da empresa e então conectar um cabo de rede que saia do CCV e conecte no roteador. O leitor em si não pega o sinal Wifi precisa de um cabo de rede para conectar nele e então ele receber o sinal;

    - Para usar o sistema com o GPRS você precisa de um roteador que tenha entrada para colocar o adaptador 3/4G;

    Lembrando que nos dois casos você precisa confirmar que o sinal esta com boa qualidade senão pode ter falhas de conexão com o banco de dados, caso o sinal esteja baixo. 

  • 9. VM Manager - Como configurar o leitor no VM Manager para funcionar com Sistema Online?

     É necessário adquirir com o comercial a licença do leitor CCV700/760 para modo online, em seguida a equipe de suporte irá encaminhar para você um e-mail com a licença para importar no VM Manager.

    Precisa saber qual é o protocolo que vai utilizar na maquina e o sistema de rede que irá utilizar (IP FIXO ou DHCP), se for IP FIXO precisa saber as seguintes informações: IP, MASCARA, GATEWAY e DNS.

  • 10. O que é o VM Manager?

    VM Manager é o software que o operador utiliza para configurar e gerenciar as informações do leitor. 

  • 11. Leitor CCV e VM Manager - Para que serve o cartão de configuração?

     Este cartão é utilizado para configuração dos terminais smart card (CCV600/700/760) através do software do VM Manager. Hoje, o VM Manager permite a exportação de apenas um cliente por cartão, e o cartão é regravável. 

     

  • 12. Leitor CCV e VM Manager - Para que serve o cartão de coleta de logs?

    Este cartão é utilizado para coleta de logs dos terminais smart card (CCV600/700/760), ele tem a capacidade de armazenar até 4.400 logs que foram gravados dentro do leitor. Esse cartão permite regravações e é possível coletar o logs de varias maquinas em um único cartão, não é necessário um cartão para cada equipamento. 

  • 13. Leitor CCV - Para que serve o cartão troca de programa/atualização de software?

    Troca de programa:

    Este cartão é utilizado para realizar a troca de versão de programa do terminal smart card (CCV600 /CCV700). Geralmente ocorre quando troca-se de versão do software do embarcado.

    O kit para o CCV600 é formado por seis cartões numerados e devem ser inseridos no leitor um após o outro (de acordo com a seqüência de gravação).

    Atualização de software:

    No CCV700 o kit é formado por apenas um cartão e no CCV760 o kit é formado por 2 cartões. Todos esses cartões permitem regravação. 

  • 14. VM Manager - Para que serve o leitor CCD203/204?

    Esta é uma leitora USB, capaz de ler e gravar cartões smart. Ela é utilizada para gravarmos as configurações no cartão de configuração e descarregarmos o cartão de coleta no software VM Manager. 

  • 15. VM Manager - Passei o cartão de configuração no leitor CCV, porém ele mostra mensagem “Cartão Antigo” o que devo fazer?

     Quando você clica em “Exportar Leitores” abre a tela de configurações nesta tela é preciso checar as seguintes informações:

     - Coluna SEQ: Refere-se a sequência da configuração, para a configuração ser válida dentro do leitor, este numero de sequência tem que ser maior do que o número da configuração que está no leitor, caso contrário o leitor mostrará a mensagem “Cartão de config antigo”.

     Como faço para corrigir?

    - Coluna Força Troca: Caso a configuração do leitor esteja acima da configuração do VM Manager, ao marcar esta opção, o VM Manager volta à configuração para 01 e ao configurar o leitor, o software do terminal forçará a troca e não aparece mais a mensagem “Cartão de config antigo”.

  • 16. VM Manager - Como faço para importar os logs de um leitor para o VM Manager?

    Primeiro passo é coletar os logs do CCV para coletar os logs é necessário ter em mãos o CARTÂO DE COLETA, este cartão permite capturar aproximadamente 4.400 logs. Para coletar basta inserir o cartão e aguardar instruções do equipamento. Pode-se efetuar a coleta de vários equipamentos em um mesmo cartão sem que haja perda de dados.

    Segundo passo é transferir esses logs que estão no cartão de coleta de logs para o VM Manager com o uso da leitor CCD203/204. Para descarregar os logs no VM basta seguir o passo a passo explicado abaixo:

    1- Efetuar a coleta dos logs no equipamento;

    2- Conectar CCD203 em uma porta USB do micro;

    3- Inserir o CARTÂO DE COLETA no CCD203;

    4- Na Barra de Atalhos ir em Importar Logs;

    5- Abrirá uma janela na qual se o cartão já estiver na leitora ele inicia automaticamente a leitura dos dados e o apagamento do cartão.

  • 17. VM Manager - Onde eu configuro a lista de produtos do meu leitor?

     A opção lista de produtos é a única lista local, cada equipamento terá a sua, pois as posições e os produtos variam de maquina para maquina. A lista de produtos tem a função de alocar produtos em uma determinada posição na maquina atribuindo também o preço. Nesta configuração existe também a possibilidade de diferenciar preços de produtos para determinados grupos. A lista de produtos fica dentro da tabela de cada leitor.

     

  • 18. Leitor CCV - Quando passo o cartão de configuração no leitor aparece mensagem “Erro na copia da configuração”, o que significa?

    As versões superiores a 4.40 do VM Manager possuem um item de segurança maior em relação as versões anteriores chamada de o controle de versão. Ao efetuar a troca de software do leitor CCV para a versão 4.41 ou superior só serão aceitos cartão de configuração gravados pelo VM Manager com versão 4.41 ou superior. Caso as versões não sejam correspondentes quando o usuário passar o cartão de configuração no CCV aparecerá à mensagem “Erro na cópia da configuração”. 

Sobre

A Planeta Informática fornece ao mercado soluções nas áreas de vending machine (máquinas de venda automática), pagamento seguro, telecomunicações, automação comercial, automação industrial, controle de acesso e aplicações que utilizam smart cards com e sem contato.

Pesquisar